Não tem jeito: uma hora ou outra você vai ser convidado (ou mesmo convocado) para dar uma palavrinha em público. Seja para homenagear alguém, divulgar seu negócio, apresentar um trabalho ou projeto, motivar sua equipe… É, as possibilidades são diversas!
É inevitável encarar pelo menos uma delas uma vez na vida. E o provável é se ver diante de várias delas, várias, e várias, e várias vezes. Afinal, para ter o merecido destaque nos seus empreendimentos, você precisa ser um comunicador extraordinário! Portanto, já passou da hora de aprender a falar em público, né?!
Para se sentir confiante como orador e ter um desempenho de dar inveja, é preciso conhecer as técnicas que fazem com que seu público se conecte com você e se encantem com seu conteúdo. Então, continue lendo para conhecer algumas delas!
1. Conheça seu público
Para quem você vai falar? O foco do seu discurso não é você: é o seu público. Por isso, aprenda tudo que puder sobre ele. Tudo mesmo. Assim, você vai ter informações que vão determinar sua escolha de palavras, nível de aprofundamento, organização do conteúdo, pontos emocionais e motivacionais…
2. Preste atenção no feedback e se adapte a ele
Sabe aquela ideia de evitar contato visual com a sua plateia? É uma cilada, Bino! A falta de retorno aumenta a ansiedade. Olhe para todos, assimilando suas reações e ajustando a mensagem de acordo com elas, sem engessamento. Mas uma dica é se voltar com mais frequência para aquelas pessoas que estejam manifestando uma reação positiva. Isso ajuda (pra valer!) na confiança.
3. Não tenha medo de ser você
Os dados não mentem: autenticidade aumenta a credibilidade. Se sua personalidade aparecer no seu discurso, sua audiência vai te enxergar como uma pessoa real e confiar no que você tem a dizer. Esse é o sonho! Afinal, as pessoas não querem só assimilar o conteúdo, né?! Elas querem se conectar com o orador.
4. Use o humor ao falar em público
Piadas (sutis e respeitosas, é claaaaro!), por exemplo, funcionam como quebra-gelo e podem trazer detalhes sobre você que ajudarão na conexão com o público. Uma história pessoal, um comentário sobre uma característica marcante sua, um aspecto inusitado da sua vida… A opção que fizer sentido para você é a certa e vai dar a leveza necessária para sua apresentação!
5. Preste atenção na sua voz e na sua linguagem corporal
Você já parou para pensar na importância da comunicação não verbal na entrega de uma mensagem? Gestos nervosos, por exemplo, podem distrair sua audiência, enquanto movimentos assertivos reforçam o que você tem a dizer (boatos de que linguagem corporal também faz parte do curso Dê um Show em Público!)
Falar em público: dê um show!
No curso Dê um Show em Público, eu ensino essas e outras técnicas e ferramentas de forma aprofundada. Com elas, você não só vai perder o medo de falar em público, como vai aprender a de fato encantar a plateia! Dominar a comunicação é essencial para atingir qualquer objetivo. Seja reconhecido e bem-sucedido em conversas, reuniões, palestras, vídeos e em todas as outras formas de se apresentar a uma audiência. Saiba mais no meu Instagram. Você também pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp.