É isso mesmo: a prioridade, atualmente, é a experiência do cliente, o que ele vivencia durante a compra. Sem dúvida, as pessoas ficam muito mais motivadas a fechar negócios quando elas se sentem felizes – e isso depende quase exclusivamente da sua estratégia de experiência do cliente.
Vamos por partes: de fato, você é cliente de muitas marcas. Imagine-se, então, diante de duas delas, em dúvida sobre qual escolher para fazer uma compra. Enquanto uma te atende de forma gentil, oferece um café e te chama pelo nome, a outra mal abre um sorriso, não faz questão de saber quem você é (muito menos do que gosta) e, em vez de café, te oferece um chá de cadeira. Aposto que a dúvida entre qual escolher passou, não é?! Isso é experiência do cliente. E essa é, com certeza, a chave para você se diferenciar de qualquer concorrente.
Experiência do cliente: por onde começar?
Criatividade é essencial, mas de nada adianta você oferecer opções mirabolantes aos clientes e deixar de lado pontos básicos e indispensáveis de uma boa experiência. Por isso, a regra é clara: comece pelo começo.
O básico precisa ser feito. O óbvio precisa ser dito. Então, para garantir que seu cliente sinta-se muito bem atendido desde o começo, siga três passos simples e poderosos: 1) sorria, 2) apresente-se e pergunte o nome do cliente, 3) ofereça uma água ou um café. Primeira etapa: check!
Esse momento breve de conexão é onde tudo começa. Sem ele, não foi estruturado o vínculo necessário para que o cliente saiba que pode confiar no seu atendimento. Venda, mais do que negociação, é confiança.
Você sabia que os clientes estão dispostos a pagar um preço mais alto por serviços simplesmente por receberem uma ótima experiência do cliente? Ou seja, você pode se tornar referência na sua área de atuação por oferecer um atendimento premium, que conquista, encanta e fideliza qualquer cliente.
Percepção: palavra-chave da experiência do cliente
Já parou para pensar que nossa vida é guiada pela forma como queremos nos sentir? Felicidade, satisfação, prazer, alegria, gratidão… Os sentimentos são, em geral, nosso grande objetivo com qualquer decisão. E processo de compra e venda nada mais é do que uma bela tomada de decisão.
Adivinha só: os sentimentos costumam ser os grandes motivadores das nossas decisões, e isso inclui, de fato, as compras que fazemos. Se a experiência do cliente faz ele se sentir feliz e esse é um sentimento que nos faz tomar decisões na hora de fechar negócios, temos uma lógica, não é?!
Invista em experiência do cliente para investir nos seus próprios resultados, como retorno financeiro, posicionamento de marca, fidelização de clientes e, claro, satisfação. Afinal, quem não gosta de saber que a marca tem fãs, e não só clientes?!
Aprenda a criar a melhor experiência para clientes
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